Em meados de 2018 a fabricante chinesa DJI revolucionou novamente o mercado de Drones de pequeno porte através do lançamento do modelo Phantom 4 PRO. Um drone quadricóptero capaz de voar aproximadamente 15 a 18 minutos por bateria, equipado com uma câmera de sensor Sony 1 polegada realizando fotografias em 20MP e filmagens em 4K a 60 frames. Tudo isso com um excelente sistema de estabilização de imagens – gimbal 3 eixos – e boa resistência ao vento – aproximadamente 10m/s.
A partir de então as aplicações com Drones têm sido inúmeras e dos mais variados modelos, ainda liderados pela fabricante DJI agora em seu segmento de Drones da linha industrial. A linha Matrice, por exemplo, já emprega drones com sistemas de redundância de GPS, bússola e blindagem especiais contra possíveis interferências eletromagnéticas e condições adversas como chuva, neve e poeira.
Na área de construção civil novos softwares e plataformas de voos permitem a realização de voos autônomos e repetibilidade, integrando os dados captados em nuvem e sistematizando todas as informações. Outro exemplo marcante é o nível de sofisticação alcançado atualmente no segmento de inspeção de pás eólicas com drones. Quando a Gabribas iniciou esse serviço em meados de 2015 os recursos tecnológicos eram bastante limitados, fossem eles por uso de equipamentos com baixa autonomia ou pela ausência de plataformas de gerenciamento de voos automatizados.
Estamos na era do “Drone-ferramenta”, ou seja, é possível aplicar a tecnologia para inspeção de diversos tipos de ativos ou segmentos de atuação. Uma gama de profissionais está surgindo e se consolidando no mercado, em paralelo às plataformas de voo e softwares.
A Gabribas, em parceria com a Iskool Construções, atua principalmente no setor de construção civil voltado à produção audiovisual e implementação de novas tecnologias adequadas a cada tipo de negócio e necessidade.